UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
GUIAS DE RAÇAS | Cães

FOX TERRIER DE PÊLO DURO (PÊLO DE ARAME)

O Fox Terrier de Pêlo Duro possui grande habilidade no campo, como cão de caça, e é excelente cão de companhia, sendo muito leal ao dono. Além disso, esta raça tem conseguido várias conquistas em exposições.

"Manso e agitado." É assim que a criadora Maetê do Livramento, do Navarra's Kennel, de Birigüi (SP), define o Fox Terrier. Segundo ela, esse cão gosta muito de entrar na água. "Mas é preciso ficar atento, pois é muito propenso a ter otite", avisa.

Esse cão também é conhecido por sua anatomia, caracterizada pelo equilíbrio geral e de boas proporções, o que lhe confere uma conformação harmoniosa, enaltecida pelo movimento agitado, típico da raça.

A pelagem básica é branca, podendo ser também bicolor (branco e preto e branco e marrom) e tricolor (preto, marrom e branco). Sua altura varia de 37 a 40 centímetros e seu peso varia de 7 a 8 quilos.

Resistente, não tem tendência a ficar doente e gosta muito de brincar, além de ser bastante inteligente.
 
Adapta-se bem a apartamentos, desde que vá passear diariamente. A expectativa de vida deste cão é de 12 a 15 anos. Os problemas mais comuns são os cardíacos, articulares, digestivos, epilepsia e de tireóide. Os pêlos devem ser tosados por pessoas especializadas e as orelhas limpas semanalmente para evitar otites.
CUIDADOS BÁSICOS
Porte: Pequeno
Origem: Inglaterra

Curiosidade

O Fox Terrier Pêlo Duro também tem um representante muito conhecido no mundo dos quadrinhos. Trata-se do cão Milu, cão de estimação do repórter Tintim, criado pelo belga Hergé em 1929.

História

O Fox Terrier de Pêlo Duro é uma raça muito antiga, surgida na Inglaterra. Existem registros datados de 55 a.C. com cães parecidos com o Fox Terrier que encontramos hoje. Acredita-se que esses cães tenham sido os Terriers Preto e Fogo de Pêlo Duro, usados na formação da raça atual.


Hospedagem: UOL Host