UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

28/08/2002 - 20h33

Crianças que são criadas com cães e gatos são menos alérgicas, diz estudo

Da Redação

Crianças que crescem com cães e gatos em casa correm menos risco de desenvolver alergias, segundo estudo publicado na revista norte-americana de medicina "Jamas" (Journal of the American Medical Association). O resultado do estudo vai de encontro ao que os alergistas acreditavam.

Pesquisadores da Universidade da Georgia (EUA) acompanharam um grupo de 474 crianças de 0 a 7 anos. Desses, 184 foram criados com dois ou mais cães dentro de casa e 220 cresceram sem animais domésticos por perto. Aqueles que tinham dois ou mais bichos em casa eram 50% mais resistentes a alergias comuns do que os que não tinham cães e gatos.

"Isso é exatamente o oposto do que imaginávamos", disse Dennis R. Ownby, chefe da seção de Alergia e Imunologia da Faculdade de Medicina da Georgia e pesquisador responsável pelo estudo.

Os pesquisadores acreditam que a exposição a cães e gatos resulta em menores riscos de alergia porque crianças em contato com esses animais provavelmente são expostas a altas taxas bactérias presentes na boca do cão ou gato. "Isso acaba forçando o sistema imuológico do corpo humano a desenvolver um padrão diferente de resposta, o que torna essa pessoa menos vulnerável a alergias", afirmou o médico.

Ownby acredita que o fato de cães e gatos lamberem a criança torna-a mais resistente a alergias. "O que acontece quando crianças brincam com animais? Elas são lambidas por eles. A lambida representa a transferência dessas bactérias, e isso pode mudar a maneira que o sistema imunológico reage no sentido de preteger contra alergias."

Hospedagem: UOL Host