UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

03/06/2003 - 18h50

Furões exigem vacinas e cuidados especiais

Da Redação

Possuir furões (ou ferrets) como animais domésticos está se tornando uma moda no Brasil. Dóceis, exóticos e fofos, eles conquistam muitos adeptos, mas pouca gente sabe dos cuidados específicos exigidos por esta espécie.

O primeiro cuidado é na hora da compra: ferrets precisam ser registrados no Ibama. Se o seu não possuir este registro, a primeira coisa a fazer é providenciá-lo. Caso contrário, seu bichinho pode ser apreendido.

Ferret adquirido, é hora de instalá-lo. Curiosos e brincalhões, eles gostam mesmo é de ficar soltos. Mas, na ausência de alguém que possa tomar conta do seu furão, é melhor deixá-lo em uma gaiola de arame resistente, equipada com cama, comedouro e bebedouro, além de bandeja sanitária semelhante às dos gatos. Mesmo quando ele estiver solto, é bom deixar a porta da gaiola aberta, para que o ferret possa ter acesso a ela. Limpe sempre a gaiola, com água e sabão neutro.

Os furões são carnívoros e precisam de alimentos ricos em proteínas e gordura. A maior parte das rações comerciais específicas para ferrets suprem suas necessidades nutricionais. Alimente seu furão mais de uma vez por dia, e fique atento: pêlos secos e sem brilho são sinais de deficiência alimentar. Se ele for filhote, amoleça a ração em água e troque três vezes por dia, para não estragar.

Assim como os gatos, ferrets não precisam de muitos banhos e podem até ser prejudicados pelo excesso de água. Um bom banho por mês ou a cada 15 dias é mais do que suficiente. Eles também podem ser ensinados a fazer as necessidades no lugar adequado, e aprendem rápido se o dono tiver paciência e carinho.

É bom levar seu ferret ao veterinário pelo menos uma vez por ano a cada quatro anos, e de seis em seis meses a partir de então. Além da vacina contra a raiva (antirábica), os furões também devem ser vacinados contra a cinomose. Esta doença costuma ser fatal em 99% dos casos. Os primeiros sinais de cinomose são anorexia, depressão, febre, erupções cutâneas, tosse seca e corrimento nasal. Lembre-se de que as vacinas devem ser específicas para ferrets.

Saiba mais sobre furões:
Pet Ferret: http://www.petferret.com.br/
I Love My Ferret: http://www.ilovemyferret.com.br/
Ferret Central: http://www.ferretcentral.org/
Ferrets-Ferrets: http://www.ferrets-ferrets.com/

Hospedagem: UOL Host