UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

07/07/2003 - 22h17

Depois dos spas, casamento e psicólogos, chega a ioga para cachorros

Da Redação

Reuters

Mulher e seu cachorro
durante uma aula
de "Ruff Ioga", em Nova York
"Inspire... Expire... Agora, abrace seu cachorro".

Pode ser que, em breve, essa frase seja dita nos salões de ioga de todo o mundo. Nova York, cidade que sempre lança moda, adotou uma nova mania: a "Ruff Ioga", que alguns preferem chamar de "Doga". Trata-se de uma aula de ioga especial, em que os alunos praticam junto com seus melhores amigos: os cães.

Durante as aulas, comuns no Central Park e no Madison Square Center, são feitas as posições tradicionais de ioga, com os animais incorporados às poses. Alguns exercícios, mais complexos, são realizados enquanto os bichos apenas observam. Em outros, somente o animal "trabalha": o dono se encarrega de fazer com que o cão role, flexione e estenda os membros, de acordo com as orientações do instrutor.

Credibilidade

Pelo menos os donos podem ter certeza de que se beneficiam da Ruff Ioga. É consenso que o fato de estar com animais acalma as pessoas. Já que uma aula de ioga tem o mesmo fim, a presença do bicho deve servir apenas para acelerar o processo.

E os cães, se dão bem com a Ruff Ioga? Os mais céticos acham que não. Outros preferem afirmar apenas que o temperamento do animal é um reflexo de seu dono: se este fica mais calmo, o cachorro também passa a se sentir assim.

A verdade é que os estudos que medem os efeitos da Ruff Ioga nos cães ainda estão em andamento. Para quem quer matar a curiosidade, resta torcer para que a moda pegue e chegue logo ao Brasil.

*Com informações da Reuters

Hospedagem: UOL Host