UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

06/06/2005 - 21h37

"Retratos da Extinção" mostra o fim de animais brasileiros

Da Redação

Divulgação

Lobo-guará
Está em cartaz até o dia 17 de junho, na Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), a exposição "Retratos da Extinção". A mostra tem imagens de cinco animais brasileiros ameaçados: Harpia (gavião real), Cervo-do-Pantanal, Lobo-guará, Papagaio Chauá e Ararajuba. O objetivo é sensibilizar sobre a importância da preservação da fauna e da questão ambiental.

As fotos são de Fábio Correa e todos os animais pertencem ao Criadouro Conservacionista do Instituto Arruda Botelho, na Fazenda São José, em Itirapina, interior de São Paulo. A fazenda possui 266 hectares de cerrado nativo voltados para a preservação e reprodução de animais em vias de extinção.

Saiba mais sobre cada espécie mostrada em "Retratos da Extinção":

  • Lobo-guará: é uma das espécies mais ameaçadas. Além de ser vítima da caça, seu habitat está sendo reduzido pelas queimadas e pela agricultura. É um animal solitário, noturno e medroso, cujo peso não ultrapassa os 20 quilos.

    Divulgação/PEA

    Cervo-do-Pantanal
  • Cervo-do-Pantanal: é o maior veado da América do Sul. Sua população atual está restrita ao Pantanal e à Ilha do Bananal. Mesmo com sua carne não sendo comestível, o animal é alvo dos caçadores por causa do seu couro e do chifre. No Criadoutro Conservacionista do Instituto Arruda Botelho, já nasceram vários filhotes deste cervo. O criadouro tem hoje 12 animais desta espécie vivendo numa área de 7700 metros quadrados de cerrado.

  • Harpia Harpyja: também conhecida como gavião real, é uma ave de rapina com porte e força inigualáveis. Suas garras são muito fortes. De acordo com o Instituto Arruda Botelho, esse animal é de difícil reprodução. O criadouro tem hoje um único ovo sendo chocado pela fêmea. O período de incubação é de até 58 dias.

  • Papagaio Chauá: esta ave se reproduz apenas uma vez por ano e cria seus filhotes no oco das árvores. Estes são extremamente dependentes dos pais, que os acompanham durante vários meses até a sua independência.

  • Ararajuba: é uma ave exuberante originária de uma pequena região da floresta Amazônica. Está ameaçada por ser uma das mais cobiçadas pelo mercado ilegal de aves.

    "Retratos da Extinção" é uma exposição itinerante e já foi apresentada também na Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no Conjunto Nacional e no Shopping Jardim Sul (ambos em São Paulo).

    Retratos da Extinção
    Até 17/6, das 9h às 22h
    Universidade Cidade de São Paulo - r. Cesário Galeno, 475 - Tatuapé - São Paulo
    Informações: (11) 2178-1212
  • Hospedagem: UOL Host