UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

31/05/2006 - 11h06

São Paulo recebe encontro de observadores de aves

Da Redação

Divulgação

Aquarela de Paul Barruel
Começa nesta quarta (31), em São Paulo, o 1º Encontro Brasileiro de Observação de Aves. A programação inclui feira, exposição de gravuras, palestras, cursos e debates sobre a prática, além de uma oficina sobre os sons das aves voltada para deficientes visuais.

Segundo a Avistar, que reúne ornitólogos brasileiros e realiza o encontro junto com o Centro Universitário Senac, a observação de pássaros tem mais de 80 milhões de adeptos no mundo. A atividade é popular em países como os Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha, mas ainda é pouco conhecida no Brasil.

Um dos destaques do encontro é a exposição de gravuras feitas pelo pintor naturalista francês Paul Barruel, que ilustram o livro "Ornitologia Brasileira", de Helmut Sick, conhecido pesquisador de aves do Brasil. A mostra é uma homenagem aos 15 anos da morte do ornitólogo.

O evento conta também com cursos e debates pagos para leigos e iniciados, que incluem uma saída a campo para praticar as técnicas ensinadas. Entre outras coisas, os participantes aprendem a gravar os sons emitidos pelas aves e a fotografá-las. Todos os dias, a partir das 17h30, acontecem palestras e mostras de vídeos e de fotos gratuitas.

Os deficientes visuais podem participar de uma oficina sobre os sons das aves. Preparada pelo Centro de Estudos Ornitológicos, a oficina treina a sensibilidade dos participantes para identificar as espécies através de seus cantos e ruídos.

Junto com o encontro, acontece a 1ª Feira de Produtos e Serviços relacionados à observação de aves. Os expositores incluem empresas de turismo, parques nacionais e representantes do governo.

No Brasil, as regiões mais procuradas pelos "ornituristas" - observadores que viajam o mundo para ver aves - são a Amazônia e o Pantanal. O país abriga o terceiro maior contigente de pássaros do planeta.

1º ENCONTRO BRASILEIRO DE OBSERVAÇÃO DE AVES
Onde: Centro Universitário Senac, Campus Santo Amaro - av. Engenheiro Eusébio Stevaux, 823, Santo Amaro - São Paulo
Quando de 31/5 a 3/6
Quanto: R$ 80 (inteira) e R$ 40 (estudantes) para participar dos debates, palestras e cursos. As programações a partir das 17h30 são gratuitas e abertas ao público.
Informações: www.avistarbrasil.com.br
  • Veja a programação completa
  • Hospedagem: UOL Host