UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

29/06/2006 - 21h12

Pingüins: A história de Teco

Da Redação, baseado na história da bióloga Valéria Hadel

V.Hadel/CEBImar

Teco faz cara de mau

Teco é um pingüim que foi reabilitado pelo CEBImar e hoje vive no Aquário de Guarujá. Ele foi encontrado em uma praia de São Sebastião por um pescador, que estava alcoolizado e o levou para casa.

Um vizinho viu o pescador chegando, se aproximou e perguntou o que ele ia fazer com o bicho. Sem hesitar, o pescador disse que encontrou aquele "marreco" na praia e que ia cozinhá-lo para o almoço. Alarmado, o vizinho avisou que ele não podia cozinhar o animal, porque ele não era marreco coisa nenhuma: era um pingüim!

Por sorte, o tal vizinho conseguiu encontrar uma viatura da Polícia Militar. Todo mundo foi parar na delegacia: o pescador, o "pingüim-marreco" e Dona Tereza (policial feminina). Então decidiram levar o animal até o Centro de Biologia Marinha da USP (CEBImar).

A equipe do CEBImar acionou a bióloga Valéria Hadel, que estava de férias. Quando Valéria chegou ao local, com sacos de peixe debaixo do braço e soro caseiro comprado na farmácia, todos já tinham ido embora. Havia apenas o "pingüim-marreco" e uma instrução: ele se chamava Teco, e que Valéria não ousasse mudar o nome do bicho!

V.Hadel/CEBImar

Cadê meu peixe?

Teco se revelou um pingüim jovem de 20 centímetros de altura, pequeno para o padrão da espécie e extremamente exigente. O "pingüim-marreco" demonstrou ser um verdadeiro glutão e deixou com saudades Celso, funcionário da peixaria que doou dois sacos de peixes para alimentar o bicho nos cinco dias que ele ficou no CEBImar. "Celso ficou às lágrimas quando levei fotos do Teco e um presente de agradecimento pela ajuda", lembra Valéria.

Atualmente, Teco vive no Aquário do Guarujá, mas pode ser transferido para o Aquário de Santos. No aquário, ele tem com quem fofocar. Tagarela, Teco, o "pingüim-marreco", parece ter muitas histórias para contar para seus colegas pingüins.

Leia a ficha completa do Pingüim de Magalhães e acompanhe sua trajetória no Brasil:


  • Animação: Entenda como os pingüins vêm parar nas nossas praias
  • Jovens, aventureiros e gulosos
  • Tratamento intensivo
  • E agora, pingüim?
  • Saiba como agir ao encontrar um pingüim
  • Veja fotos de pingüins
  • "A Marcha do Imperador" é o filme francês de maior bilheteria nos EUA; veja o trailer
  • Hospedagem: UOL Host