UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

08/03/2007 - 16h20

Zoológico de Israel condena eutanásia para tigre doente

TEL AVIV, 5 MAR (ANSA) - O |Zoológico de Haifa, no norte de Israel, enfrenta um dilema esta semana: pôr fim ao sofrimento de Barbara, uma tigresa de Bengala de 21 anos, já velha e doente, ou continuar a prolongar sua vida com a ajuda de remédios.

O jornal "Haaretz", que conta a história de Barbara, ressalta que para a diretora e os funcionários do zoológico é um verdadeiro "problema moral". O tigre já não enxerga mais, perdeu o olfato, não come, tem os dentes podres, não consegue parar em pé e está enfraquecido pelo reumatismo, segundo a publicação.

"Corta o coração ver o estado dela, cada vez mais apática e cansada", disse Salem Hajajara, que cuida do animal há 19 anos, desde que Barbara era apenas um filhotinho. "Está velha e sofre. Dão tantos remédios a ela, mas é normal manter vivo um animal com remédios?", pergunta.

Nenhuma decisão foi tomada até o momento. De um lado, pôr fim ao sofrimento de Barbara seria um "ato de compaixão", segundo a diretora do zoológico Etty Ararat, entrevistada pelo "Haaretz". Por outro lado, seria pôr fim à sua vida prematuramente.

A veterinária responsável pelo animal no zôo é contra a eutanásia. "Eu a criei como se fosse uma filha, passei mais tempo com ela que com minha família e agora querem levá-la de mim", lamenta Salem. "Disse que se o fizerem, não estarei de acordo", completa. (ANSA)

Hospedagem: UOL Host