UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

02/05/2007 - 15h16

Peixe extinto há 40 anos é recriado no Reino Unido

LONDRES, 2 MAI (ANSA) - Um peixe de água doce que estava extinto há quase 40 anos voltou à vida no Reino Unido depois que uma equipe de cientistas reproduziu a espécie em laboratório.

A espécie, cujo nome científico é Lota Lota, foi a única de água doce a se extinguir no país no século passado. Um exemplar foi capturado em 1969, em um condado no sul da Inglaterra.

Mas um grupo de cientistas do Brooksby Melton College de Leicestershire, no centro do país, decidiu dar uma segunda chance à espécie. Utilizando alguns exemplares importados, os pesquisadores fertilizaram artificialmente os óvulos e, após depositá-los em um contêiner, onde foram recriadas as condições ambientais do seu hábitat, conseguiram produzir em laboratório mais de 200 peixes.

Até o momento, as espécies medem dois milímetros, e serão reinseridas na natureza assim que atingirem o tamanho mínimo para poderem sobreviver.

O peixe pode chegar a pesar 14 quilos e chega a viver por 20 anos, mas precisa de água muito limpa para sobreviver. São encontrados em rios muito velozes ou em lagos frios e profundos. A provável causa da extinção foi a poluição da água. (ANSA)

Hospedagem: UOL Host