UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

25/09/2007 - 18h40

Reino Unido registra terceiro caso de "língua azul" em granja

Da Ansa
Um terceiro caso da doença da "língua azul" foi registrado hoje em uma granja do condado inglês de Suffolk, informou o ministério britânico para os Recursos Agrícolas e o Ambiente.

Um porta-voz informou que o exame de uma vaca apresentou resultado positivo nos exames em uma granja de Lowestoft, uma cidade a cerca de 70 quilômetros de Baylham, também em Suffolk, onde os primeiros casos da enfermidade foram identificados.

A doença da língua azul, assim chamada porque em alguns casos a língua do animal doente pode assumir essa coloração, afeta os ovinos, cabras e bovinos, mas não o homem.

Conhecida também como "febre do catarro", a doença é transmitida por insetos da África e é por isso que é transmitida principalmente nos países mediterrâneos. Este ano, talvez por causa das altas temperaturas, a doença também foi registrada no norte da Europa.

O condado de Suffolk está há alguns meses em estado de emergência zootécnica.

Além da doença da língua azul, desde agosto nesta região do sul da Inglaterra foram descobertos seis casos de afta epizootica, outra enfermidade que afeta os ruminantes e se não for contida pode acabar com todo um rebanho.

Hospedagem: UOL Host