UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

07/01/2008 - 16h45

Filhotes de urso polar nascidos em zôo alemão desaparecem da toca

Da Ansa

BBC

Ursa polar deu à luz recentemente em zôo de Nuremberg, na Alemanha

Ursa polar deu à luz recentemente em zôo de Nuremberg, na Alemanha

BERLIM - O zoológico de Nuremberg (Alemanha) provavelmente não terá o seu ursinho Knut: os três ursos polares, nascidos há pouco tempo na cidade do sul do país, desapareceram da toca onde estavam, talvez devorados pela mãe. Dois deles já são considerados mortos, mas a equipe de funcionários ainda não têm total certeza, porque ninguém ousa entrar na toca da família de ursos.

O grupo de filhotes, cujos pais são dois ursos hóspedes do zoológico, também foram vítimas do sucesso de Knut. No fim de semana, o diretor chegou a anunciar que não permitiria a repetição da "Knut-mania", mesmo se isso custasse a vida dos ursinhos - na hipótese de que fossem rejeitados pela mãe, como aconteceu com Knut, que foi então tratado por humanos, contrariando biólogos especialistas, cujo conselho era de deixá-lo morrer.

A administração do zoológico e Nuremberg não exclui a hipótese de que os ursinhos brancos estivessem doentes e que mãe os tenha comido, o que geralmente acontece quando os filhotes são fracos.

O acontecimento tem causado polêmica na Alemanha, e criou tensão até mesmo entre os zoológicos de Nuremberg e de Berlim. A instituição da capital conseguiu transformar o urso Knut em uma verdadeira estrela de público e de rendas.

É certo que o zoológico de Berlim não teria deixado, de nenhuma maneira, que seu Knut morresse. No fim de 2006, quando o ursinho pop-star tinha poucas semanas, o diretor decidiu tirá-lo da mãe e entregá-lo aos cuidados de um grupo de biólogos especiais de Berlim.

Foi uma jogada estratégica: basta pensar que o urso Knut fez o faturamento do zoológico da capital alemã subir a quase 10 milhões de euros por ano, graças também aos acordos de publicidade - todos com a "marca" do ursinho - firmados com produtores de brinquedos, sociedades de roupas e editoras.

Hospedagem: UOL Host