UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

13/06/2008 - 15h34

Espécie de foca do Caribe é declarada oficialmente extinta

Da Redação

AP

Foto mostra foca-monge do Havaí, que corre risco de ser extinta como a foca-monge caribenha

Foto mostra foca-monge do Havaí, que corre risco de ser extinta como a foca-monge caribenha

Uma espécie de foca que vivia no Caribe foi declarada oficialmente extinta pelo Serviço de Pesca de Noaa (National Oceanic and Atmospheric Administration, em inglês), órgão dos EUA voltado à administração dos oceanos. A foca-monge-caribenha, como é chamada, teve sua última aparição confirmada em 1952 (entre a Jamaica e a península do Yucatán) e sua extinção já havia sido adiantada por biólogos.

As focas foram classificadas como ameaçadas em 1967 e, por décadas, especialistas em animais selvagens investigaram rumores de aparição da espécie. Segundo biólogos, entre as ameaças que levaram à extinção estão a caça para alimentação, a venda da pele e a obtenção da gordura.

Biólogos alertam que o perigo ainda persiste para outras espécies, como focas do Mediterrâneo e do Havaí, que precisam de proteção para não se extinguirem.

A foca-monge foi descoberta pela primeira vez numa viagem de Cristóvão Colombo em 1494, quando a população da espécie atingia cerca de 250 mil. Desde então, transformaram-se em alvo fácil para caça, já que descansavam e criavam seus filhotes na praia. Além da pele das focas, utilizadas para roupas, sapatos e outros acessórios, a gordura também se tornou procurada entre 1700 e 1900 pois, transformada em óleo, servia para lubrificação de barcos.

O período exato da extinção do animal é desconhecido por cientistas. Apesar de nenhuma aparição da espécie ter sido confirmada por mais de cinqüenta anos, especialistas consideram a hipótese de que algumas tenham existido ao longo das décadas sem serem identificadas. Como as focas-monges-caribenhas viviam entre 20 e 30 anos, alguns deles acreditam que algumas adultas possam ter vivido nas décadas de 1960 e 1970.

Com informações da Associated Press e do site oficial do Serviço de Pesca de Noaa
Mais
Grupos ecológicos se mobilizam contra massacre de focas

Hospedagem: UOL Host