UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

14/10/2008 - 17h03

ONU declara que 2009 será o Ano do Gorila

Da Redação

Reuters

Gorilas correm risco de extinção na natureza (foto de 25/02/2003)

Gorilas correm risco de extinção na natureza (foto de 25/02/2003)

A Convenção de Espécies Migratórias (CMS, sigla em inglês), entidade de preservação animal ligada à Organização das Nações Unidas (ONU) e sediada na Alemanha, informou nesta terça-feira (14) que 2009 será o Ano do Gorila, bicho seriamente ameaçado de extinção.

O motivo, segundo a CMS, que opera com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), é o sério risco da espécie: três das quatro subespécies de gorilas estão ameaçadas de extinção e fazem parte da lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), classificadas como "criticamente em perigo".

Os animais estão especialmente ameaçados por destruição do habitát, doenças, efeitos de conflitos armados na África e doenças como Ebola. Entre as propostas para tentar salvar os gorilas estão o treinamento e financiamento de guardas florestais, apoio à pesquisa científica e novas formas de geração de renda com o ecoturismo. Também fazem parte do programa de proteção a Unesco (entidade da ONU voltada à educação, ciência e cultura) e a Associação Mundial de Zoos e Aquários (Waza, sigla em inglês).

O site oficial do Ano do Gorila já está no ar, em inglês, mas há nele a informação de que deverá sofrer modificações nos próximos meses. Por ora, o site disponibiliza as descrições dos órgãos que participam do projeto e um texto sobre os gorilas e suas semelhanças com o homem, tal como capacidade de expressar alegria e angústia, além de habilidades em usar ferramentas básicas.


Com informações da Rádio ONU e do site oficial da Convenção de Espécies Migratórias

Hospedagem: UOL Host