UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

21/07/2009 - 22h00

Ilustrações coloridas apresentam aves brasileiras para leitores pequenos e adultos

THAÍS FONSECA
Da Redação
O livro "Abecedário de Aves Brasileiras" pode agradar tanto os leitores pequenos quanto os leitores adultos. O maior atrativo não são os textos, mas sim as ilustrações. Não é para menos. Quem assina o livro é o ilustrador mineiro Geraldo Valério, que escolheu um tema propício para usar muitas cores na técnica de colagem sobre o papel. As aves são apresentadas pelos desenhos, não há nenhuma foto.

  • Geraldo Valério/ Divulgação

    Livro usa técnicas de colagem para mostrar o visual de aves brasileiras


Ainda assim, o livro tem caráter educativo ao apresentar os nomes das espécies, muitas vezes desconhecidas. O índice segue a ordem alfabética e os textos são como o de um dicionário, com verbetes breves e informativos. Algumas letras ficam de fora, como K, W e Y. Nesta proposta, o leitor acompanha de A a Z o nome, a descrição e o desenho grande da ave, que ocupa uma página.

Entre os bichos descritos estão desde nomes mais conhecidos, como sabiá e tucano, até os mais estranhos, como Xenéu e Zabelê. Como as ilustrações são os destaques da edição, o legal é observar as formas das aves e seus detalhes caprichados no papel. Os desenhos, ao invés de saciar a curiosidade, acabam incentivando o leitor a procurar mais imagens e informações sobre as espécies que moram na mata do país.


ABECEDÁRIO DE AVES BRASILEIRAS
Autor e ilustrador Geraldo Valério
Editora WMF Martins Fontes
56 páginas
Preço: R$49,80

Hospedagem: UOL Host