UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

24/03/2008 - 11h15

São Paulo vai usar satélite para monitorar áreas verdes

Imagens de satélite serão a nova arma da Prefeitura de São Paulo para avaliar e monitorar desmatamentos, movimentações de terra e construções irregulares nas áreas de importância ambiental na cidade, incluídas as áreas de proteção de mananciais, áreas da Zona Especial de Proteção Ambiental e bairros jardins.

A prefeitura iniciou processo de licitação para a contratação desses serviços em curto prazo. De acordo com a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, deverão ser empregadas técnicas de sensoriamento remoto, com a utilização de imagens de satélite de alta resolução espacial.

As imagens contratadas serão de alta definição, capazes de detalhar uma área mínima de um metro quadrado. Serão 1.650 quilômetros quadrados de áreas cobertas pelas imagens captadas pelos satélites, mais uma área adicional de 10% abrangendo as divisas municipais.

A evolução da ocupação nas áreas de importância ambiental do município será analisada com maior profundidade a cada três meses, o que subsidiará as ações de fiscalização da prefeitura paulistana.

Hospedagem: UOL Host