UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

24/04/2007 - 12h07

Rinoceronte raro é filmado pela 1ª vez; assista

BBC

Imagem de rinoceronte de Bornéu, filmado pela primeira vez na natureza

Imagem de rinoceronte de Bornéu, filmado pela primeira vez na natureza

Um rinoceronte da ilha de Bornéu foi filmado pela primeira vez na natureza. Durante anos tudo o que os cientistas viam eram trilhas, indícios da existência desta espécie.

Especialistas estimam que existam de 25 a 50 exemplares na ilha de Bornéu. Os rinocerontes desapareceram de outras áreas por causa da caça indiscriminada e do desmatamento.

O vice-diretor do Programa de Espécies do Fundo Mundial para a Natureza na Indonésia, Hadi Alikodra, disse que o animal foi visto quando buscava comida.

Alikodra acha importante aprender mais sobre os hábitos do animal para garantir a segurança da espécie.

O rinoceronte de Bornéu é uma subespécie do rinoceronte de Sumatra, que também está ameaçado de extinção. Em fevereiro, um exemplar que procriou em cativeiro foi levado dos Estados Unidos para a Indonésia para participar de um programa de reprodução da espécie.

A população de rinocerontes está dispersa em Bornéu, ilha que tem territórios pertencentes à três países (Indonésia, Malásia e Brunei) porque parte da floresta está sendo ocupada por fazendas. Conservacionistas esperam que os animais possam se reproduzir se forem protegidos de caçadores.

Hospedagem: UOL Host