UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

18/09/2007 - 10h46

Líderes religiosos conferem mudança climática no Ártico

Líderes religiosos representando o cristianismo, islamismo, hinduísmo e outras fés se reuniram em um barco e foram conferir os efeitos danosos do aquecimento global no Ártico.

O grupo ecumênico esteve na Groenlândia junto com cientistas, e viu blocos de gelo flutuando na costa, numa indicação de um derretimento mais intenso da cobertura de gelo do território dinamarquês.

Segundo os clérigos, o aquecimento global é um assunto religioso e a a idéia de que o avanço da Humanidade esteja necessariamente associado ao crescimento econômico seria questionável.

"No Alcorão, o critério para o sucesso é poder superar a ambição e o egoísmo", disse na Groenlândia Musharef Hussain, imã da mesquita de Nottingham, na Grã-Bretanha.

"Um estilo de vida mais comedido pode fazer uma enorme diferença", disse a teóloga cristã Margaret Barker, que lembrou o conceito de "autosacrifício" previsto no cristianismo.

A viagem ocorre em um momento em que Rússia, Estados Unidos, Canadá, Dinamarca e Noruega reclamam sua parte no território polar. Com o derretimento do gelo torna-se mais fácil explorar as vastas reservas de petróleo do Ártico.

Hospedagem: UOL Host