UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

19/12/2007 - 15h09

Ambiente é mais importante que genes em cavalos campeões, diz estudo

Uma pesquisa da Universidade de Edimburgo, na Escócia, mostrou que os cavalos caríssimos vencem nas pistas de corridas devem suas vitórias mais à forma como são criados, treinados e montados do que aos seus genes.

A pesquisa, publicada na revista especializada Biology Letters, mostrou que apenas 10% das vitórias conseguidas durante toda a vida de um cavalo de corrida podem ser atribuídas à sua descendência.

Os cientistas escoceses compararam as vitórias e lucros de mais de quatro mil corridas de cavalos desde 1922 e descobriram que as grandes quantias que os criadores pagam pelos melhores cavalos não garantem os melhores genes.

Os biólogos evolucionários Alastair Wilson e Andrew Rambaut descobriram que existe a variação genética na qualidade dos cavalos reprodutores, mas isto não se reflete nas taxas pagas para o uso destes reprodutores.

"Existem bons genes por aí, disponíveis para compra, mas eles não têm, necessariamente, os preços mais altos", disse Alastair Wilson à BBC.

"Parece que é mais provável que as pessoas que podem pagar mais (pelo uso de garanhões) também podem pagar por um bom treinamento para os cavalos", acrescentou.

Ambiente

As crias dos garanhões mais caros registravam uma tendência maior para as vitórias nas pistas de corrida durante sua vida.

Mas, os biólogos descobriram que o maior fator determinante para as vitórias das crias dos garanhões mais caros é o ambiente onde esta prole foi treinada, a escolha das corridas nas quais competem e quais jóqueis montam estes cavalos, disse Wilson.

Esta descoberta pode criar um paralelo com casos de outros animais, segundo Wilson, em como os sinais genéticos de qualidade de um macho (como o tamanho e o formato da cauda de um pavão, por exemplo) são usados pelas fêmeas para selecionar um parceiro.

Os pesquisadores afirmam que, no caso dos cavalos, o preço pago por um garanhão não é um sinal honesto de qualidade genética.

Hospedagem: UOL Host