UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

13/01/2009 - 19h23

Primeiras penas em dinossauros eram para ornamentação, diz estudo

Um novo estudo da Academia Chinesa de Ciências afirma que as primeiras penas em dinossauros provavelmente eram usadas para ornamentação.

A equipe de Pequim, em artigo publicado na revista especializada PNAS, afirmou que suas descobertas poderão esclarecer a origem das penas.

As conclusões foram tiradas a partir de dois fósseis de dinossauros, de cerca de 125 milhões de anos, descobertos no nordeste da China.

O estudo, liderado por Xing Xu, paleontólogo da Academia Chinesa de Ciências, identificou um tipo desconhecido de pena que não poderia ter sido usado para vôo ou para o aquecimento do animal.

Os dois fósseis pertencem ao gênero Beipiaosaurus, do grupo dos terópodes.

Tipo desconhecido

As estruturas encontradas nos fósseis parecem ser dois tipos primitivos de penas. O primeiro tipo de pena é um filamento curto e fino que se parece com os que foram encontrados em outros terópodes que não conseguiam voar.

O segundo tipo era desconhecido: um único filamento, sem ramificações, muito mais longo do que os já vistos antes em dinossauros terópodes.

Os pesquisadores denominaram este segundo tipo de pena primitiva de Pena Filamentosa Ampla Alongada (EBFFs, na sigla em inglês), devido à sua forma diferente.

É difícil saber qual a principal função destas penas. Mas os pesquisadores acreditam que os dinossauros provavelmente não usavam para vôo ou aquecimento.

Xing Xu e os outros pesquisadores baseiam esta conclusão na forma e na distribuição das penas.
Acredita-se que outros tipos de penas de terópodes teriam sido importantes para regular a temperatura do corpo destes dinossauros.

Mas, pelo fato destas penas EBFF terem sido encontradas em partes do corpo normalmente usadas para ornamentação nas aves modernas, a função mais provável destas penas primitivas era mesmo a exibição.

Os pesquisadores afirmam que esta idéia pode ser apoiada pelo fato de estas penas serem compridas e rígidas.

Hospedagem: UOL Host