UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

27/03/2009 - 11h23

Artista britânico usa penas de cisne como tela

Depois de trabalhar vários anos junto à natureza, seja como fazendeiro ou responsável por uma reserva de caça no norte do país de Gales, o britânico Ian Davie começou a pintar usando penas de cisne como tela.

Davie nunca havia pego num pincel até 2004, quando decidiu tentar desenhar as cenas da natureza que estava acostumado a ver. Depois de pintar quatro quadros e perceber que tinha "um talento natural", Davies decidiu procurar uma tela que fosse natural e sustentável.

  • Ian Davie / Divulgação

    Trabalho do britânico Ian Davie, que usa penas de cisne como tela


"A ideia de pintar em penas veio quando eu estava de férias na Nova Zelândia, depois que vi como os Maoris usavam penas coloridas em suas roupas cerimoniais", disse Davie à BBC Brasil. "Ao voltar para casa, usei uma pena de cisne que havia recolhido anos antes, na região em que moro. A resposta para essa pintura inicial foi fantástica"

"A arte é uma expressão tão pessoal que dois artistas nunca mostrariam a mesma cena da mesma forma. Mas há alguma satisfação quando as pessoas dizem que seu trabalho tem características reconhecidas instantaneamente", diz Davie, que conta já ter recebido o comentário várias vezes desde que passou a usar as penas.

Antes de usá-las, o artista limpa e as penas, uma a uma, com água quente e algodão, e depois as "penteia" com uma pinça, para então começar o árduo processo de pintura.

Com um pincel tamanho 000, ele usa tinta acrílica para criar imagens de pássaros, borboletas e até paisagens. "Tendo trabalhado junto à natureza por toda a minha vida, não é de surpreender que esses sejam os temas que escolhi pintar, aproveitando minha experiência."

Davie agora tem um suprimento contínuo de penas. Os guardas de uma reserva de pássaros perto da casa dele recolhem as penas na época da troca.

O artista -- que mora no parque nacional Snowdonia, no País de Gales -- já expôs em várias galerias e no Museu de Arte Moderna da região.

Hospedagem: UOL Host