UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

25/02/2010 - 11h08

Morte de tratadora em ataque de orca causa choque e polêmica

Parque aquático Sea World, na Flórida, abre inquérito sobre morte da tratadora Dawn Brancheau em tanque de baleias.

A direção do parque aquático Sea World, na Flórida, expressou choque depois do ataque de uma baleia orca que matou uma das tratadoras mais experientes do parque, na quarta-feira.

A vítima, Dawn Brancheau, tinha mais de 20 anos de experiência – 16 deles passados ao lado da baleia Telly, que pôs fim à sua vida.

Segundo os relatos iniciais, Dawn estava acariciando o focinho da orca ao final de uma apresentação, quando foi abocanhada pelo animal e arrastada para dentro da piscina.

Mas uma investigação aberta no mesmo dia está avaliando se Dawn foi mesmo arrastada pela orca ou se caiu no tanque aquático e foi agredida pela baleia.

Ao anunciar o inquérito, o presidente da Sea World Parks and Entertainment, Jim Atchison, disse que a atração está passando por um momento “extraordinariamente difícil”.

As apresentações com orcas foram canceladas temporariamente nos parques Sea World na Flórida e na Califórnia.

Há cerca de vinte anos, Telly, que pesa cerca de 5,5 toneladas, afogou outra tratadora em um parque do Canadá.

Conhecidas também como baleias assassinas, as orcas na verdade são mais próximas dos golfinhos. Elas receberam o apelido de “assassinas” por serem grandes predadoras.

Grupos de proteção dos animais disseram que o incidente poderia ser evitado se os animais não fossem mantidos em piscinas pouco espaçosas, que chamaram de "banheiras". 

Hospedagem: UOL Host