UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

24/11/2004 - 04h27

Malásia tem novos focos de gripe do frango

Kuala Lumpur, 24 nov (EFE) - As autoridades veterinárias malaias confirmaram a aparição no estado de Kentalan (fronteiriço com a Tailândia) de novos focos da chamada "gripe do frango", que causou a morte de 32 pessoas na Ásia, informaram hoje, quarta-feira, os meios de comunicação locais.

O diretor geral dos serviços veterinários malaios, Hawari Hussein, assinalou que todas as aves suspeitas de estarem infectadas foram sacrificadas em Kentalan, 500 quilômetros ao norte de Kuala Lumpur.

Este novo foco é um revés para o país asiático, que registrou o último caso de gripe do frango em 10 de outubro.

As autoridades sanitárias expressaram recentemente que esta semana o país poderia se declarar livre da epidemia.

Segundo os standards da Organização Mundial para a Saúde (OMS), é requerido um período de 21 dias sem novos casos antes que um país possa declarar-se livre do vírus.

"Os últimos controles que estavam sendo realizados na região eram de caráter preventivo com o objetivo de evitar novos surtos", prosseguiu Hawari, e afirmou que seu departamento seguirá com as atividades de controle e vigilância.

A Malásia, que detectou seu primeiro caso de gripe do frango em meados de agosto em Kelantan, sofreu grandes perdas no setor econômico pela epidemia depois que sua indústria avícola recebeu restrições de países como a Cingapura para a importação de aves.

Hospedagem: UOL Host