UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

17/02/2005 - 11h35

Shell projeta oleoduto que pode causar extinção de baleias

Londres, 17 fev (EFE).- A companhia petrolífera anglo-holandesa Shell quer implementar um grande projeto de exploração de gás e petróleo na costa leste da Rússia que pode provocar a extinção das baleias cinzentas do Pacífico ocidental.

Segundo um estudo da organização ecológica IUCN-World Conservation Union, o projeto da empresa anglo-holandesa coloca em perigo a sobrevivência das baleias cinzentas, já que restam 100 exemplares destes animais, dos quais apenas 23 são fêmeas com capacidade de reprodução.

A construção de novos oleodutos no Pacífico provocará contaminação acústica, algo prejudicial para as baleias, muito sensíveis aos ruídos, e devido ao pouco número de fêmeas, perder uma por ano "seria suficiente para levar esta espécie à extinção", diz o estudo publicado nesta quinta-feira pelo jornal The Independent.

Por isso, o relatório estabelece que é preciso deter a atividade dos campos de petróleo e gás que a Shell tem no litoral das ilhas Sakhalin, no Pacífico ocidental, ao norte do arquipélago japonês, e frear o que será o maior projeto de energia do setor privado no mundo.

O custo desta iniciativa da companhia petrolífera supera 12 bilhões de dólares, dos quais mais de 5 bilhões provêm de uma subvenção pública do governo britânico, assessorado pelo Ministério de Comércio e Indústria e pelo Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento.

As conclusões do estudo da UICN obrigarão esses órgãos a rever a subvenção ao projeto, mas a empresa anglo-holandesa anunciou que continuará com seus planos, embora tenha de fazer algumas remodelações.

Nick Raw, membro da ONG "Amigos da Terra", disse que "um projeto que pode provocar a extinção das baleias ocidentais cinzentas não deve ser financiado com dinheiro público".

O projeto da Shell aumentará a extração de petróleo e gás do Pacífico oeste, o que afetará o ambiente natural da região. Um motivo especial de preocupação para os ecologistas é a planejada construção de um oleoduto submarino a partir das plataformas marinhas até a ilha de Sakhalin.

Das três rotas propostas para esse oleoduto, uma passa diretamente pelo único local conhecido que as baleias cinzentas utilizam para procriar.

Hospedagem: UOL Host