UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

19/02/2005 - 11h53

Caçadores de raposa põem polícia britânica à prova

Londres, 19 fev (EFE).- Milhares de caçadores põem à prova neste fim de semana a capacidade da polícia britânica de fazer com que seja respeitada a proibição de caça à raposa com cachorros, que entrou em vigor na sexta-feira na Inglaterra e em Gales.

A Aliança do Campo, grupo de pressão dos caçadores que recorreu sem êxito contra a proibição, fruto da maioria trabalhista no Parlamento, convidou todos seus partidários a sair hoje para caçar embora não os tenha animado a violar a lei.

Deixar que os cachorros acabem a dentadas com uma raposa é, desde a sexta-feira passada, um delito na Inglaterra e em Gales, como já é na Escócia desde 2002.

Os caçadores, que dizem ter perdido uma batalha, mas não a guerra, tentarão aproveitar qualquer interstício legal para continuar com uma prática centenária que aqueles consideram ser um estilo de vida e um direito quase hereditário que ninguém lhes pode arrebatar.

A oposição conservadora já anunciou que no caso de ganhar as próximas eleições, uma de suas primeiras medidas será introduzir no Parlamento um novo projeto de lei para derrubar a proibição.

Enquanto isso, muitos caçadores se arriscarão a ser detidos se infringirem a lei. Eles acreditam, no entanto, que a polícia terá coisas mais importantes para fazer do que de seguir seus passos para ver como acabam com as raposas, as lebres ou os cervos, animais sobre os quais também recai a proibição.

Hospedagem: UOL Host