UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

23/02/2005 - 05h42

Identificada nova espécie de crocodilo de 40 milhões de anos

Melbourne (Austrália), 23 fev (EFE).- Uma nova espécie de crocodilo que viveu na Austrália há 40 milhões de anos foi identificada pelo pesquisador australiano Lucas Buchanan, da Universidade de Monash, em Melbourne.

Os fósseis de dois esqueletos e vários ossos foram descobertos na margem de um lago, ao norte de Gladstone, no estado australiano de Queensland.

Buchanan, que disse em comunicado de imprensa que a descoberta ajudará a entender melhor a evolução destes répteis, explicou que "a nova espécie era parte de um grupo de crocodilos australianos únicos, conhecidos como mekosuchinae".

A espécie descoberta pertenceu a um gênero desse grupo, feito que acrescenta peso à teoria de que os crocodilos que vieram à Austrália pertenciam todos a uma mesma estirpe, opinou o cientista.

Segundo as explorações dos cientistas de Melbourne, esse crocodilo antigo teria um tamanho médio entre um grande crocodilo de rio e um pequeno de água salgada, comia carne e vivia em um lago de água doce.

Tinha os dentes um pouco distintos dos do crocodilo moderno, mais afiados e comprimidos desde o costado, de modo que podia mastigar mais facilmente.

Também tinha músculos mais fortes na mandíbula, característica que lhe permitia uma mordida mais poderosa.

Hospedagem: UOL Host