UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

04/04/2005 - 21h06

USP anuncia nascimento de três clones de bovinos

São Paulo, 4 abr (EFE).- Três clones de bovinos da Nelore, uma das cinco raças puras do zebu, nasceram no Brasil, informou nesta segunda-feira a Universidade de São Paulo (USP).

Os animais, que nasceram entre os dias 4 e 21 de março em uma fazenda do município de Tambaú, em São Paulo, "estão saudáveis, desenvolvendo-se dentro do esperado", disse o professor Flávio Vieira Meirelles, coordenador geral do projeto e do Laboratório de Morfofisiologia Molecular e Desenvolvimento da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA).

Os bezerros foram o resultado de pesquisas coordenadas pela FZEA junto à empresa de biotecnologia de reprodução bovina Vitrogen.

Os animais são os primeiros clones produzidos comercialmente no Brasil em parceria entre uma universidade e uma empresa privada.

Segundo a USP, as gestações que deram origem aos clones são a continuação das pesquisas que permitiram o nascimento da bezerra clonada Independência, em setembro de 2004, mediante uma técnica chamada "transferência de núcleo".

Meirelles disse que há outros oito clones de bezerros em processo de gestação, quatro dos quais nascerão em julho. O restantes nascerá o mais tardar em setembro.

Hospedagem: UOL Host