UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

02/05/2005 - 20h24

Descoberta nova espécie de dinossauro nos EUA

Indianápolis (EUA), 2 mai (EFE).- Cientistas americanos anunciaram nesta segunda-feira a descoberta de uma nova espécie de dinossauro que viveu na região central dos Estados Unidos, e que é uma importante novidade na evolução da espécie no Período Cretáceo.

Robert Bakker, membro da equipe de paleontólogos, afirmou na conferência anual da Associação Americana de Museus que o animal encontrado é um herbívoro do tamanho de um cavalo, que tinha protuberâncias semelhantes a chifres sobre sua cabeça achatada.

O estranho dinossauro percorreu as planícies da Dakota do Sul no fim do Cretáceo, há cerca de 66 milhões de anos.

"Nunca tínhamos suspeitado que esse animal existia", disse Bakker aos paleontólogos americanos.

Segundo o cientista, a espécie descoberta é membro da família dos paquicefalossauros e obriga a uma mudança de visão sobre a história dos dinossauros no período final do Cretáceo, pois demonstra que, até antes da extinção, ocorria uma evolução dos animais.

As conclusões sobre a forma do animal foram extraídas da análise do fóssil da cabeça, descoberta em 2003 por três paleontólogos em uma região conhecida como "Hell Creek Formation", na zona central da Dakota do Sul.

Segundo o comunicado, até agora os únicos fósseis de paquicefalossauros tinham sido encontrados na China e na Mongólia, mas essas espécies não tinham nenhuma protuberância na parte superior da cabeça.

Da mesma forma que os atuais carneiros, os animais dessa "espécie provavelmente davam cabeçadas uns nos outros", explicou Bakker.

Hospedagem: UOL Host