UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

02/06/2005 - 04h47

Voluntários tentam salvar mais de 50 baleias encalhadas em praia na Austrália

'assistir|http://noticias.uol.com.br/uolnews/bandnews/2005/06/02/ult2890u906.htm target=_blank'
Greg Wood/AFP

Voluntários tentam salvar baleia

Sydney (Austrália), 2 jun (EFE).- Vários voluntários participam das tarefas de resgate de mais de 50 baleias que foram encontradas encalhadas nesta quinta-feira em uma praia ao sul de Perth, capital do estado da Austrália Ocidental. Outras 50 baleias podem ter o mesmo destino.

Mike Pittavino, do Departamento de Gestão de Terras e Conservação (CALM, sigla em inglês), pediu mais ajuda da população para resgatar as baleias, a cerca de 230 quilômetros ao sul de Perth.

O porta-voz acrescentou à rádio "ABC" que são baleias do tipo Falsa Orca ("Pseudorca crassidens") e que seu tamanho, entre quatro e cinco metros de comprimento, dificulta a tarefa de devolvê-las ao mar.

Pittavino não descarta que as baleias possam ficar de novo encalhadas na praia, por isso pediu aos voluntários que permaneçam no local todo o tempo que for possível.

Pittavino assinalou que ainda se desconhece porque os cetáceos chegaram até a praia e acrescentou que já está sendo preparado um rastreamento aéreo para localizar o outro grupo de baleias que pode ficar encalhado.

Hospedagem: UOL Host