UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

06/06/2005 - 06h19

Mais de 16.000 atendidos por causa de carrapatos na Rússia

Moscou, 6 jun (EFE).- Pelo menos 16.815 pessoas foram atendidas e 189 hospitalizadas por picadas de carrapatos transmissores de doenças na região russa de Kémerovo, na Sibéria, informou nesta segunda-feira a Inspeção Sanitária regional.

"Em comparação com 2004, este ano são menos os afetados por picadas de carrapatos que atacam a população a partir de maio", disse Valentin Sokolov, porta-voz da entidade, à agência Interfax.

Sokolov disse que todos os afetados, entre eles aproximadamente 4.000 crianças, foram submetidos a exames para estabelecer se foram contagiados de encefalite, doença viral transmitida por estes ácaros, que além disso podem propagar a bactéria Borelia causadora da doença de Lyme, ou febre recorrente.

Contra a encefalite viral e a febre recorrente existe uma vacina e em sua primeira fase ambas doenças são curáveis.

Qualquer pessoa sem vacinar que se aventure em uma floresta russa desde Kaliningrado, no oeste do país, até a costa do Pacífico, passando pela maior parte da Sibéria, pode morrer ou ficar inválida pela simples picada de um carrapato infectado com encefalite.

Embora os carrapatos que transmitem encefalite habitem nas florestas, nos últimos anos se encontraram insetos infectados nos parques de algumas cidades siberianas e do litoral russo do Pacífico.

Hospedagem: UOL Host