UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

28/07/2005 - 15h15

Bactéria transmitida por porcos mata 31 camponeses na China

Pequim, 28 jul (EFE) - O número de camponeses mortos na província de Sichuan, sul da China, pela bactéria Streptococcus suis - transmitida de porcos para o homem - já chegou a 31, dos 152 casos registrados, informou nesta quarta-feira a agência oficial chinesa Xinhua.

Entre as pessoas infectadas, 27 estão em estado "crítico" e correm risco de vida, afirma a fonte, acrescentando que sete pacientes já se recuperaram e receberam alta nos hospitais da região.

As autoridades de saúde locais reconhecem que, por enquanto, não há um medicamento específico para a doença, mas disseram que o tratamento com antibióticos está funcionando em muitos casos, e já os envios de vacinas já estão sendo preparados para enfrentar a possível epidemia.

A doença causa vômitos, enjôos, cansaço e outros sintomas, e em alguns casos debilitou muito rapidamente o organismo do doente. Em um dos casos, o paciente morreu apenas 19 horas após ser internado.

Apesar do alarme na China gerado pelo caso, principal produtor e consumidor mundial de carne de porco, a Organização Mundial da Saúde (OMS) enviou hoje uma mensagem tranqüilizadora, e elogiou os trabalhos preventivos do governo chinês para conter a doença.

Hospedagem: UOL Host