UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

16/09/2005 - 07h19

Tubarões sobem para a Escócia por causa de aquecimento do planeta

Londres, 16 set (EFE).- Uma espécie de tubarão gigante conhecida pelos cientistas como "cetorhinus maximus" está abandonando pouco a pouco as águas do sul da Inglaterra e povoando as da Escócia, mais ao norte, migração que os cientistas atribuem à chegada do plancton a essas águas.

Nos três últimos anos foram vistos em frente à costa escocesa muito mais tubarões dessa espécie, cujos indivíduos podem chegar a 11 metros de comprimento e pesar mais de sete toneladas, segundo um estudo feito pelo Wildlife Trust, do Reino Unido.

Em 2002 se viu apenas um desses tubarões nessas águas em comparação com mais de uma centena em frente à costa da Cornualha, no sudoeste da Inglaterra, mas a situação se inverteu agora, segundo Colin Speedie, capitão de uma embarcação encarregada de pesquisar esse fenômeno.

Se há anos, as águas em frente à ilha de Man e as do sudoeste da Inglaterra eram os melhores lugares para avistar esses animais, atualmente são as Hébridas ou as ilhas Shetland, ao norte.

Em conseqüência do efeito estufa, o plancton sobe cada vez mais para o norte, empurrado pelas correntes de águas temperadas, e os tubarões vão ali onde há bastante de sua principal fonte de alimentação.

A migração dos tubarões se transformou em um grande negócio já que na Escócia operam navios para turistas desejosos de ver esse tipo de peixe.

Hospedagem: UOL Host