UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

01/02/2007 - 03h12

China planeja terceira central de pesquisa na Antártida

Pequim, 1 fev (EFE).- A China está elaborando o plano de construção da sua terceira central de pesquisa na Antártida, ainda sem nome nem data prevista de inauguração, informou hoje a agência estatal "Xinhua".

Sun Zhihui, diretor da Administração Estatal Oceânica, destacou a necessidade de reforçar a competitividade da China na pesquisa da região polar e oceânica.

O novo centro deverá ser construído durante o Ano Polar Internacional 2007/2008, iniciativa do Conselho Internacional Científico e da Organização Mundial Meteorológica (OMM), que começa dia 1 de março.

"A China deve aproveitar a oportunidade para iniciar uma cooperação internacional de grande alcance na prospecção da região polar", afirmou Sun.

Ele disse que a China continuará apoiando os trabalhos científicos tanto no Pólo Sul quanto no norte, e que organizará estudos estratégicos sobre a pesquisa das regiões polares e as leis que regem o seu território.

O Governo chinês, explicou, aprovou em 2006 um investimento de US$ 65 milhões para a pesquisa científica nas áreas polares.

Desde 1984, a China enviou 22 expedições à Antártida, onde construiu duas centrais de pesquisa permanentes: Changcheng ("Grande Muralha") e Zhongshan. Também tem duas no Ártico, onde fica a central de Huanghe ("Rio Amarelo").

Hospedagem: UOL Host