UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

02/02/2007 - 11h19

CE alerta que acordo contra mudança climática é "mais urgente que nunca"

Bruxelas, 2 fev (EFE).- O comissário europeu do Meio Ambiente, Stavros Dimas, expressou hoje sua "enorme preocupação" com as conclusões do novo relatório sobre a mudança climática e afirmou que um acordo internacional sobre o assunto é "mais urgente do que nunca".

"Preocupa-me enormemente o ritmo acelerado e a maior amplitude da mudança climática que nos mostra" o relatório do Grupo Intergovernamental da Mudança Climática (IPCC), afirmou Dimas em comunicado.

"Agora é mais urgente que nunca que a comunidade internacional se concentre em negociações sérias rumo a um novo acordo mundial para deter o aquecimento global", acrescentou.

Na opinião do comissário, "o próximo passo dos países desenvolvidos deve ser reduzir suas emissões no ano 2020 em 30% em relação aos níveis de 1990", em linha com as recentes propostas realizadas pela Comissão Européia (CE, Executivo da União Européia).

O relatório do IPCC, divulgado hoje, assinala que o aquecimento global é irreversível e que, em função da ação humana, o aumento das temperaturas se situará neste século entre 1,1 e 6,4 graus centígrados.

Hospedagem: UOL Host