UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

15/06/2007 - 14h06

Assembléia da Unesco discutirá situação dos oceanos e mudança climática

Paris, 15 jun (EFE).- A Assembléia da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) se reunirá de 19 a 28 de junho para continuar seus trabalhos sobre a proteção dos oceanos e as conseqüências da mudança climática, anunciou hoje a agência.

O diretor do laboratório germânico-russo para a pesquisa polar e marinha no Instituto de Pesquisa Ártica e Antártica de São Petersburgo, Leonid A. Timokhov; e o presidente da União de Pesquisa Global no Laboratório Nacional Químico de Pune, R.A. Mashelkar, são alguns dos especialistas mais esperados no encontro.

O primeiro deles falará sobre o papel dos oceanos Ártico e Austral no sistema mundial de oceanos e o clima mundial, destacou a Unesco.

Proteger os oceanos e lutar contra as catástrofes naturais provocadas pela mudança climática são as prioridades da comissão, que concentrarão nestas questões a agenda de sua Assembléia, que se reúne a cada dois anos, acrescentou a Unesco.

Participarão do encontro representantes dos 136 países-membros da Unesco, que trabalharão nas diretrizes sobre a gestão dos meios litorâneos e oceânicos e as ações a serem iniciadas para limitar o impacto dos riscos naturais e se adaptar à mudança climática.

A Comissão Oceanográfica Intergovernamental foi criada em 1960 para promover a cooperação internacional e coordenar programas de pesquisa e desenvolvimento sustentável, de proteção do meio ambiente marinho e melhora da gestão e da tomada de decisões.

Entre outras tarefas, a comissão ajuda os países em desenvolvimento a reforçar suas instituições para que consigam ser auto-suficientes em matéria de ciências marinhas e coordena, no plano regional, o desenvolvimento dos sistemas de alerta antecipado e atenuação dos efeitos dos tsunamis.

Hospedagem: UOL Host