UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

22/08/2007 - 09h14

Índia dá aprovação inicial para oito novas reservas de tigres

AFP

Tigre de bengala em zoo da Índia (foto de 24/05/2004); país enfrenta queda do número de tigres

Tigre de bengala em zoo da Índia (foto de 24/05/2004); país enfrenta queda do número de tigres

Nova Délhi - O Governo indiano deu hoje sua aprovação inicial a oito novas reservas de tigres, uma espécie que, segundo os analistas, está em risco no país devido à caça e à falta de programas para sua preservação.

"A partir das propostas recebidas, e segundo a recomendação do Comitê Diretor do Projeto Tigre, demos a aprovação inicial a oito novas reservas", assegurou hoje em uma resposta escrita ao Parlamento o ministro do Meio Ambiente indiano, S. Reghupathy.

Segundo Reghupathy, as regiões devem agora enviar um plano para desenvolver as novas reservas, situadas no centro, sul e leste da Índia.

No início do mês, um grupo de especialistas ambientais avisou que a conservação da espécie está atravessando uma situação crítica no país, com "não mais de 1.500" exemplares.

O Governo tinha alertado em maio sobre a queda do número de tigres na Índia nos últimos cinco anos, devido à caça e à destruição de seu habitat natural.

O primeiro-ministro, Manmohan Singh, pediu às instituições que preencham "o grande número" de vagas existentes nas reservas florestais onde vivem os tigres.

Hospedagem: UOL Host