UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

07/09/2007 - 02h10

China envia dois pandas à Espanha

Pequim, 7 set (EFE).- O casal de pandas gigantes Bing Xing e Hua Zui Ba, um "presente" que o Governo chinês ofereceu aos reis da Espanha em junho, partirá hoje do sudoeste da China com destino a Madri, informou a agência oficial "Xinhua".

Bing Xing, um macho de 7 anos, e Hua Zui Ba, uma fêmea de 4, viajarão num vôo charter de Chengdu, capital da província de Sichuan, rumo a Madri, com uma escala em Xangai.

Especialistas do Centro de Reprodução de Pandas Gigantes de Chengdu e do Zoológico de Madri acompanharão os dois animais ao longo de viagem, cuja duração estimada é de pelo menos 30 horas.

Segundo Jesús Fernández, diretor-geral do zôo espanhol, os visitantes do parque de Madri poderão contemplar o casal de pandas duas semanas depois da sua chegada à capital espanhola. Eles deverão passar pelo menos 10 anos na Espanha.

O parque teve três pandas nos anos 70, 80 e 90. Um deles, Chu Lin, nasceu em Madri e se transformou num símbolo da capital espanhola.

Chu Lin (1982-1996) era filho de Shao Shao, um dos dois animais que a China presenteou aos reis em sua primeira visita ao país, em 1978.

Hoje o Governo chinês não presenteia mais os outros países com os animais, uma prática que ficou conhecida como "a diplomacia do panda". Em vez disso, aluga os espécimes a outros zôos.

Nas montanhas do oeste da China vivem hoje 1.600 pandas gigantes em liberdade. Cerca de 210 foram criados em cativeiro.

Hospedagem: UOL Host