UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

25/09/2007 - 03h40

Pescador captura tartaruga de 500 anos no sul da China

Pequim - Um camponês da província de Cantão, no sul da China, capturou uma tartaruga que pode ter mais de 500 anos, que vendeu pouco depois por 200 iuanes (cerca de 20 euros), informou hoje o jornal "Guangzhou Daily".

O camponês pescava perto de seu povoado, Raoping, quando descobriu o animal. Inicialmente ele achou que a tartaruga de 70 quilos fosse uma simples pedra, segundo o jornal.

Atração para os moradores do povoado, a tartaruga em breve será libertada, como parte das celebrações do Festival de Outono, que tem seu ponto culminante hoje à noite.

Um morador do povoado comprou a tartaruga logo depois de ela ser pescada, e prometeu soltá-la amanhã, num reservatório próximo.

Há quatro anos, outro exemplar com 500 anos foi descoberto na ilha de Hainan, ao sul de Cantão. Ela também foi libertada, com a frase "por favor, não machuquem este animal" escrita em sua carapaça.

O método mais simples para determinar a idade dos quelônios é contar os sulcos nas suas divisões da carapaça. Cada uma equivale a um ano, segundo os especialistas.

No entanto, os sulcos vão desaparecendo com os anos. Assim, quanto mais velha é uma tartaruga, mais difícil é determinar a sua idade.

Hospedagem: UOL Host