UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

13/11/2007 - 18h06

Zôo de Berlim proíbe Urso Knut de brincar com seu criador

AFP

Ursinho Knut brinca no zôo de Berlim

Ursinho Knut brinca no zôo de Berlim

Berlim - O ursinho polar Knut, nascido em Berlim em 5 de dezembro de 2006, já se transformou em um senhor urso de 110 quilos, o que levou a direção do zoológico a proibir as freqüentes brincadeiras com as quais o animal e seu adestrador, Thomas Dörflein, divertiam os visitantes.

O anúncio foi feito hoje pelo diretor do jardim zoológico, Bernhard Blaszkiewitz, que assegurou que a decisão não diz respeito à "maldade" do animal, mas sim ao desejo de proteger Dörflein, que criou Knut com mamadeira desde o momento em que, ainda bebê, foi rejeitado por sua mãe.

Considera-se que as grandes dimensões adquiridas pelo urso transformaram-no em um possível perigo para seu "pai" adotivo.

Segundo Blaszkiewitz, medidas serão tomadas para reduzir o contato físico entre ambos. Mesmo assim, o dedicado cuidador poderá seguir alimentando o animal e "conversando" com ele.

As brincadeiras realizadas pelo urso e o treinador eram o grande momento das controladas aparições diárias de Knut.

Até o mês de outubro, o fenômeno Knut tinha aumentado o número de visitas do zôo em 20%, com dois milhões de entradas vendidas nos dez primeiros meses do ano.

O urso polar, embora já um tanto crescido, segue atraindo adultos e crianças para longas filas na entrada do zoológico.

Os visitantes não se importam o empurra-empurra para conseguir ver de perto o animal, duas vezes ao dia, que após sua apresentação, em 23 de março, transformou-se em uma estrela midiática e comercial.

Para muitos, Knut é um porta-bandeira na luta contra o aquecimento global, por pertencer a uma das espécies mais ameaçadas de extinção. O urso polar também sobreviveu e foi criado com mamadeira no zôo de Berlim, depois de ter sido rejeitado por sua mãe.

Seu cuidador, já famoso em Berlim, deixou sua casa e família durante meses para mudar-se para o refúgio do ursinho e assim poder atendê-lo a todas horas.

Hospedagem: UOL Host