UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

11/01/2008 - 17h34

UE diz que produtos de animais clonados são seguros para consumo

Roma, 11 jan (EFE).- A Autoridade Européia para a Segurança Alimentar (Aesa) considera que os produtos obtidos de animais clonados são seguros para consumo, segundo uma minuta divulgada nesta sexta-feira e que ainda deve ser avaliada.

"Os produtos obtidos de gado e porcos clonados, como a carne e o leite, e de seus filhotes estão dentro das normas relativas à composição nutricional de produtos similares obtidos de animais convencionais", indica a Aesa em comunicado.

Com isso, a agência dá seu sinal verde à comercialização de produtos de animais clonados, proibida na Europa. No entanto, a Aesa abre agora um período - que vai até 25 de fevereiro - para contrastar sua opinião com a contribuição de outros cientistas ou organizações.

A minuta destaca essa opinião sobre a segurança no consumo de produtos de gado e porcos clonados, apesar de estes animais terem um "maior índice de mortes e doenças que os observados no que se reproduziram de forma convencional".

No entanto, assegura que "os clones saudáveis e seus filhotes não apresentam diferenças significativas em relação aos animais convencionais".

O Comitê Científico da Aesa, que redigiu a minuta, acredita ainda que a proporção de animais clonados doentes diminuirá à medida que as técnicas de clonagem melhorem.

"Presumindo que os animais doentes são retirados do ciclo alimentar da mesma forma que os procedentes da reprodução convencional", a Aesa assinala que é "muito improvável que existam diferenças, em termos de segurança alimentar, entre os produtos com origem clonada e os convencionais".

No entanto, adverte que sua opinião se baseia em uma tecnologia "relativamente nova, por isso a informação que dispõe é limitada".

Hospedagem: UOL Host