UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

30/01/2008 - 14h52

Cientistas descobrem 13 espécies desconhecidas de répteis na Austrália

Sydney, 30 jan (EFE).- Um grupo de cientistas australianos descobriu no país 13 espécies desconhecidas de lagartos, informou nesta quarta-feira a rádio "ABC".

Paul Horner, membro do Museu e Galeria de Arte do Território do Norte e um dos cientistas que participaram da descoberta, declarou que os especialistas também encontraram outras dez espécies de lagarto que não estavam registradas no país.

Horner explicou que a maioria desses animais tem corpo alongado e patas pequenas e vive em comunidades de cerca de 30 membros em troncos de árvores, cercas, paredes de jardins e parques de áreas residenciais.

Ele afirmou que o grupo de cientistas utilizou para a classificação um sistema de marcação genético e o estudo morfológico tradicional, medindo o corpo e as extremidades.

Seis das 13 novas espécies vivem apenas no Território do Norte.
Uma delas o cientista chamou de "lagarto cintilante de olhos de serpente" e só foi visto no Monte Borradaile, em Arnhem Land, dentro do Território do Norte.

Horner destacou a importância da espécie para o ecossistema, por "sua capacidade de comer uma quantidade enorme de insetos".

Hospedagem: UOL Host