UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

28/12/2006 - 14h38

'Galinha gigante' divulga vegetarianismo no centro de Lisboa

Lisboa, 28 Dez (Lusa) - Uma galinha gigante movimenta nesta quinta-feira a Rua Augusta, no centro de Lisboa, para pedir aos transeuntes que se tornem vegetarianos e "acabem com o sofrimento dos animais", em uma iniciativa promovida pela Associação Nortenha de Intervenção no Mundo Animal (Animal).

"Trata-se de um boneco que reproduz em tamanho gigante uma galinha chocadeira", explicou à Agência Lusa Miguel Moutinho, presidente da Animal, órgão de caráter não-governamental.

O objetivo da iniciativa é sensibilizar todas as pessoas para os direitos dos animais e para os benefícios de se optar por uma alimentação vegetariana.

"O ano novo é sempre tempo de mudança, e por isso vamos pedir aos portugueses para incluírem uma dieta vegetariana nos desejos manifestados para o próximo ano", afirmou Moutinho.

Acompanhando a galinha "Graça" na Rua Augusta, junto a um restaurante de fast-food, está a modelo britânica Emily Brown, que "trabalha há vários anos em Portugal, é vegetariana, apóia as causas da Animal e defende de forma convicta os direitos dos animais", acrescentou.

Ambas devem distribuir panfletos, materiais educativos sobre características de animais como porcos, vacas, frangos e perus e kits de iniciação ao vegetarianismo.

"Esses kits contêm informações completas sobre tudo o que uma pessoa precisa saber para se tornar vegetariano e receitas", explicou o presidente da Animal.

A associação pretende também alertar para "o modo dramaticamente cruel como os animais de criação são tratados".

A utilização de uma galinha em tamanho gigante pretende captar o interesse do público, sobretudo das crianças, consideradas essenciais por Moutinho.

"São um público-alvo. Serão as crianças de hoje que dentro de 20 ou 30 anos estarão comandando os destinos do país, da Europa e do mundo", reforçou.

Hospedagem: UOL Host