UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

06/02/2007 - 17h08

Meio ambiente é tema do Rock in Rio 2008 em Lisboa e Madri

Madri, 06 Fev (Lusa) - O tema central da edição de 2008 do Rock in Rio que, pela primeira vez, acontece em duas cidades européias, Lisboa e Madri, será o meio ambiente, disse nesta terça-feira a organização do evento.

O tema e outros detalhes da edição 2008 do festival foram anunciados em uma coletiva de imprensa em Madrid, da qual participou Roberto Medina, presidente da Fundação Better World e "cérebro" do Rock in Rio. Mas ainda não foi definido o elenco das bandas que vão tocar em Lisboa e Madri.

Medina disse que as alterações climáticas se consolidam como tema de destaque do projeto social "Por um mundo melhor" que marca a realização do Rock in Rio.

Em relação à realização do festival também na Espanha, Medina afirmou: "vamos ter ainda mais turismo e a soma das comunicações de Portugal e da Espanha, juntos, será mais forte do que foram o Rio ou Lisboa sozinhos".

A chegada do Rock in Rio a Madri marca, segundo Medina, o processo de internacionalização do festival, que até 2014 estuda eventuais ampliações adicionais.

"Só estou aqui na Espanha porque o povo português acreditou em mim e me deu esta oportunidade agora", afirmou o responsável.

"Com dois eventos temos um poder de manobra ainda maior com os artistas. Isso reforça o casting, que tem sido bom mas pode ser ainda melhor. Há uma sinergia grande entre os dois projetos, as televisões transmitirão os eventos e isso dará mais integração dos dois mercados que podem até falar mais entre si, através do Rock in Rio".

Novidades

Medina explicou que, na edição em Lisboa, será feita uma ampliação da pista de gelo e de neve, inclusive com área infantil, e haverá mais espaço para grupos portugueses, assim como acontecerá em Madri, onde, além do palco mundo, haverá o palco Espanha.

A edição de 2008 do Rock in Rio acontece em Lisboa em 30 e 31 de maio e 6,7 e 8 de junho, saltando para Madri 19 dias depois, em 27 e 28 de junho e 4,5 e 6 de julho.

"Pela primeira vez vamos ter dois países no mesmo ano a enviar a mesma mensagem para o mundo, reforçando a importância da música enquanto linguagem universal".

Até o momento, o único nome confirmado é o do artista espanhol Alejandro Sanz, que atuou em Portugal na última edição e é o primeiro embaixador social, que ajudará a "espalhar" a mensagem da defesa do ambiente.

"Esta é a grande questão da humanidade. Estamos decidindo se temos futuro ou não. Estamos destruindo a terra e temos de nos mobilizar para que pressionemos os políticos a fazer deste um tema permanente da agenda", insistiu Medina.

A campanha em Madrid pretende consolidar a marca social Rock in Rio. Serão 200 mil metros quadrados para a "cidade do rock" espanhola, que será construída em Arganda del Rey, perto de Madri.

O acordo com Prefeitura tem validade de três anos, o que implica a realização de pelo menos três edições em Madri, um motivo de "orgulho" para o prefeito, Ginés López.

"O impulso da economia, a criação de emprego, o desenvolvimento econômico, a promoção e difusão da cultura e a educação de valores como a proteção ambiental, fazem deste evento uma oportunidade vital para a nossa cidade", afirmou.

O evento em Madri envolve uma parceria com a Gamerco, a maior promotora de espetáculos da Espanha, que acaba de ser comprada pela gigante norte-americana Live Nation.

Hospedagem: UOL Host