UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

28/11/2000 - 20h58

Projeto de parque Disney pode ter matado peixes em Hong Kong

Da Reuters
Em Hong Kong

Milhões de peixes foram mortos por obras de drenagem e aterro no local em que se pretende erguer um parque temático da Walt Disney Company em Hong Kong, denunciou nesta terça-feira (28) um representante da indústria pesqueira.

O deputado Wong Yung-kan, que representa a categoria dos pescadores, disse à Reuters que mais de 20 toneladas de peixes morreram nos últimos dias em viveiros de piscicultura.

"Se a coisa continuar assim, no início do próximo ano não haverá mais peixes", disse Wong. Ele afirmou que poeira levantada pelas obras de drenagem está matando os peixes e fazendo os piscicultores perderem milhões de dólares.

A disputa mais recente faz parte das controvérsias suscitadas pelo impacto ambiental do parque Disney. Grupos ambientalistas acusam o governo de não dar a devida importância ao perigo ambiental causado pelo projeto.

Representantes do governo negaram repetidas vezes que as obras do parque tenham qualquer relação com a mortandade dos peixes.

"As obras de drenagem estão sendo realizadas a uma boa distância dos viveiros. Especialistas em piscicultura nos disseram que os peixes estão morrendo de infecção bacteriana, e não pela contaminação da água", disse o engenheiro do governo Li Yeun-wing.

Wong afirmou que partículas minúsculas de poeira geradas pela drenagem do local em que será erguido o parque Disney, em Penny's Bay, atravessaram 10 quilômetros e chegaram até os viveiros de piscicultura, onde cerca de 100 pescadores ganham a vida vendendo peixes aos mercados locais.

Normalmente, cerca de 3 ou 4 toneladas de peixes criados em viveiros morrem anualmente de causas naturais. Desde que começaram as obras do projeto Disney, em agosto, afirma-se que já morreram 100 toneladas de peixes dos viveiros.

Hospedagem: UOL Host