UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

26/07/2001 - 15h11

Ambientalistas australianos querem defender habitat de coalas

AFP
Da Reuters
Em Canberra (Austrália)

Ambientalistas pediram nesta quinta-feira (26) que o governo australiano torne mais rígidas as leis que protegem o habitat dos coalas a fim de
garantir a sobrevivência da espécie.

O coala, que se alimenta da folha do eucalipto, não é um animal ameaçado de extinção na Austrália, que abriga cerca de 100 mil desses marsupiais ao longo de sua faixa costeira oriental.

Mas, às vésperas do dia que celebra o animal, ambientalistas afirmaram que a construção de casas e estradas estava destruindo o habitat natural dos coalas, o que o ameaçava a longo prazo.

"Se protegermos os coalas agora, antes da ameaça, achamos que eles terão uma chance melhor do ponto de vista genético", afirmou Deborah Tabart, da Fundação Australiana do Coala.

A fundação apelou ao ministro do Meio Ambiente para que declare o animal uma espécie de "importância nacional", o que daria às autoridades federais poderes para agir, como o faria com espécies ameaçadas, caso o habitat dos coalas corra algum risco.

"O recurso da 'importância nacional' é uma garantia, porque não há nenhuma lei federal ou estadual que preveja a proteção dos coalas caso eles estejam ameaçados", disse Tabart, diretora-executiva da fundação.

Mas uma porta-voz do ministério do Meio Ambiente da Austrália, Robert Hill, afirmou que o governo não via necessidade de uma legislação extra, já que os seis Estados e os dois Territórios do país já contavam com leis de proteção ao animal.
Hospedagem: UOL Host