UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

21/08/2001 - 15h41

Índia inaugura spa para elefantes estressados

Da Reuters
Em Jaipur (Índia)

Depois de um dia de trabalho duro pelos pontos turísticos da Índia, não há nada melhor que aliviar o peso que seus pés carregavam numa sessão de pedicure -especialmente se a carga em cima de seus pés era de três toneladas e meia.

Vinte elefantes, exaustos por sua rotina diária de levar turistas pelas empoeiradas montanhas do Forte de Âmbar, na Índia, foram os primeiros clientes a aparecer nesta terça-feira (21) em um spa voltado especificamente para suas necessidades.

Alguns se deitaram e outros ficaram de pé esperando para que veterinários cuidassem de suas maltratadas patas e unhas debaixo de um dossel gigante colocado na frente do monumento Rajput, do século 16. O monumento fica no subúrbio da cidade de Jaipur, no norte do país.

"O objetivo é oferecer aos elefantes um spa gratuito e treinar pessoal a cuidar deles", disse Vivek Menon, diretor-executivo do Fundo de Vida Selvagem da Índia (Wildlife Trust of India, WTI).

Ele disse que dois conceituados veterinários do Estado de Kerala, junto a dois especialistas do WTI, treinariam mais de 30 veterinários locais e os profissionais que cuidam dos elefantes sobre a saúde dos animais e sua manutenção.

O ex-presidente norte-americano Bill Clinton é um dos milhões de turistas que já pegaram carona com os elefantes para entrar nos famosos terraços do Forte, próximo à "Cidade Cor-de-Rosa".

Hospedagem: UOL Host