UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

17/02/2004 - 11h02

Zoológico da Tailândia isola pandas para evitar gripe aviária

Reuters

Panda Lin Hui em zoológico no norte da Tailândia
BANGCOC (Reuters) - Um zoológico da Tailândia colocou em quarentena seus dois pandas --os únicos do país-- para diminuir o risco de pegarem gripe aviária. A doença já matou um leopardo raro de outro parque tailandês.

"Dissemos para os funcionários do zoológico fazerem barulho e abanarem as mãos para espantar os pássaros", disse Tanapattana Ponpamorn, do zoológico de Chiang Mai, 700 quilômetros ao norte de Bangcoc. Acredita-se que os pássaros migratórios sejam capazes de transmitir o vírus letal H5N1.

"Desde o início do surto de gripe aviária, não deixamos os pandas saírem do abrigo e andarem pelo jardim para mantê-los longe de pássaros", disse à Reuters o diretor do zoológico.

O panda, além de ser é um dos animais mais ameaçados do mundo, é a maior atração do parque.

"Temos que cuidar dos pandas da melhor maneira que pudermos, pois são considerados representantes da forte amizade entre China e Tailândia", disse Tanapattana sobre os únicos pandas da Tailândia.

O ministro do Ambiente, Prapat Panyachatraksa, disse que o leopardo malhado morreu no zoológico de Kaokiew, a 60 quilômetros a leste de Bangcoc. Essa é pode ser a primeira morte de um felino grande em consequência do vírus H5N1, que matou 14 vietnamitas e seis tailandeses.

Os pandas, Chuang Chuang, de três anos de idade, e Lin Hui, de dois, foram confinados durante um mês, disse Tanapattana.

O par chegou da China em outubro e atraiu multidões desde que entrou em exibição no mês seguinte, mas agora só pode ser visto através de paredes de vidro.

Sua alimentação, em sua maior parte bambu, foi cuidada para garantir ausência do vírus, que apareceu na maior parte da Tailândia, disse Tanapattana.

"Adicionamos ao menu cenouras nutritivas, maçãs e biscoitos feitos especialmente na China" e os visitantes precisam limpar os sapatos com antiséptico na entrada do parque, como precaução adicional, disse.

Hospedagem: UOL Host