UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

07/07/2004 - 09h36

Corrida de touros em Pamplona começa sem vítimas graves

Por Emma Ross-Thomas

PAMPLONA, Espanha (Reuters) - Milhares de pessoas correram junto com cinco touros de arena na quarta-feira pelas ruas de Pamplona, palco do mais famoso festival da Espanha. Mas ninguém saiu gravemente ferido pelos chifres dos animais, que pesam cerca de meia tonelada.

Desde 1910, a corrida de touros da cidade já matou 15 pessoas e deixou outras centenas feridas, mas, na quarta-feira, apenas cinco participantes foram levados a um hospital no final do trajeto de 825 metros.

Em 1995, um touro do mesmo rancho dos que correram na quarta-feira acertou seus chifres em um norte-americano, matando-o.

"Estava a cerca de 1,5 metro dos touros. Realmente achei que seria chifrado", afirmou Brian Barnes, de 27 anos, um engenheiro de Chicago (EUA), poucos minutos após a corrida.

Um homem foi levado em uma maca depois de um touro tê-lo atingido nas costas com a parte lateral de seus chifres e um outro, que tropeçou na frente de um dos animais, escapou por pouco de ser pisoteado.

Ben Dutzar, um cientista de Seattle (EUA), caiu na parte final do trajeto.

"Eu fiquei morrendo de medo. Quando caí, havia dois animais na minha frente e o resto estava atrás de mim. Então, eu tinha de sair rapidamente dali", contou Dutzar.

Dennis Rodman, o ex-jogador de basquete do Chicago Bulls, ficou menos impressionado com a corrida de touros.

"Gostaria de ter chegado mais perto. Espero conseguir fazer isso amanhã", disse à Reuters Rodman, que teve apenas um arranhão no braço.

Turistas de todos os cantos do mundo participam do festival de San Fermín, que ficou famoso por causa do romance "O Sol também se levanta", de Ernst Hemingway.

Hospedagem: UOL Host