UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

01/01/2005 - 13h09

Elefantes vão ajudar no resgate de vítimas do maremoto na Tailândia

BANGCOC (Reuters) - Os elefantes, usados antigamente como meio de transporte em guerras na Tailândia, agora vão ser empregados na ajuda a equipes de resgate que trabalham nas áreas devastadas pela tsunami, disse neste sábado um empresário.

Cerca de 24 elefantes devem chegar à ilha de Phuket e às praias de Khao Lak, onde corpos em decomposição se misturam aos escombros e areia na região atingida pelo maremoto da semana passada.

"Elefantes são melhores do que utilitários, melhores do que escavadeiras. Esses não conseguem ir longe, mas os elefantes podem", disse Sompast Meephan, enquanto carregava elefantes em caminhões para a viagem de 800 quilômetros de Ayutthaya, a ex-capital na região central da Tailândia, para Phuket.

Equipes de resgate tailandesas têm enfrentado grande dificuldade para retirar os corpos, muitos deles de turistas estrangeiros, dos locais afetados pela tragédia. Há risco de desmoronamento de prédios e dificuldade de locomoção com equipamentos pesados nas áreas afetadas.

O último balanço de mortos na Tailândia pode chegar a 8.000, muito mais do que os 4.500 registrados até agora, pois diversos dos 6.500 desaparecidos podem estar mortos, disse no sábado o primeiro-ministro Thaksin Shinawatra.

"Nós vamos conseguir socorrer muitos dos (profissionais) esgotados que estão trabalhando na procura de corpos", disse à Reuters Meephan. "Eles sabem onde os corpos estão escondidos, mas simplesmente não têm força de trabalho suficiente para recuperá-los", disse.

"Nossos cornacas e elefantes vão ajudá-los", afirmou.

(Por Sasithorn Simaporn)

Hospedagem: UOL Host