UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

25/04/2005 - 16h33

Pescadores noruegueses matam 25 baleias em começo de temporada

OSLO (Reuters) - Pescadores noruegueses capturaram 25 baleias na primeira semana da temporada de baleias do país, que neste ano permite a maior cota de caça em mais de dez anos, anunciou um porta-voz dos baleeiros nesta segunda-feira.

A Noruega é a única nação que permite o comércio de baleias após romper com regulamentação de 1986 da Comissão Baleeira Internacional em 1993. Grupos ambientais condenaram as cotas de pesca cada vez maiores e monitoramento de baleeiros cada vez menor no país.

"A Noruega deveria ser condenada por autorizar a crueldade representada pela pesca de baleias", afirmou Kitty Block, porta-voz da Whalewatch, que afirma representar 140 entidades contra a caça ao animal em 55 países.

Ela ainda disse que muitos pescadores estavam sem vigilância nesta temporada, pois muitos não eram mais obrigados a terem um inspetor do governo a bordo. Ao invés disso, eles possuem uma "caixa azul" eletrônica para monitorar suas atividades no navio.

A cota para esta temporada, que começou em 18 de abril, permite ao pescadores capturarem 796 baleias-minke, contra 670 no ano passado.

(Por Alister Doyle)

Hospedagem: UOL Host