UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

02/05/2005 - 11h36

Fóssil nos EUA revela nova espécie de dinossauro

CHICAGO, Estados Unidos (Reuters) - Um fóssil encontrado no Estado norte-americano de Dakota do Sul pertence a uma espécie de dinossauro nunca vista antes e tem o tamanho de um cavalo e pontas em sua cabeça achatada, informaram cientistas nesta segunda-feira.

"Quando meus colegas viram uma tomografia do novo fóssil, eles rasgaram os diagramas que tinham e disseram 'de volta à prancheta de desenhos'... Nunca suspeitamos que tal criatura existisse", afirmou o paleontólogo Robert Bakker.

A descoberta do membro da família dos paquicefalossauros muda a visão da história dos dinossauros durante o final do Período Cretáceo, 66 milhões de anos atrás, mostrando que a árvore genealógica dos dinossauros continuava a se desenvolver mesmo quando o mundo dos dinossauros estava prestes a acabar, afirmou o Museu das Crianças de Indianápolis ao anunciar o achado.

O crânio quase completo do paquicefalossauro foi doado ao museu por três caçadores de fóssil amadores de Iowa, que o encontraram em 2003 na região central da Dakota do Sul.

A descoberta foi anunciada em Indianápolis em conjunto com o encontro anual da Associação Norte-Americana de Museus.

O museu informou que a família dos paquicefalossauros é marcada pelas cabeças parecidas com as de dragões, cobertas com chifres, calombos e galos.

(Por Mike Conlon)